Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mimosa acutistipula var. ferrea Barneby DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Mimosa acutistipula var. ferrea foi descrita recentemente para a região da Serra dos Carajás, no Estado do Pará. De distribuição restrita a essa região, a espécie ocorre de maneira abundante no local. Entretanto, a dinâmica populacional da espécie ainda não foi compreendida integralmente e não se sabe ao certo de que maneira os eventos de ameaça incidentes na sua área de ocorrência afetam a estrutura de suas subpopulações. Portanto, optou-se por incluir a espécie como "Deficiente de Dados" (DD), até que novas informações sejam levantadas sobre este táxon.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mimosa acutistipula var. ferrea Barneby;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Silva et al. (1996) considerou a espécie muito próxima de M. acutistipula var. nigra citada anteriormente por Veloso (1974) como vicariante das Caatingas do Piauí. Nome popular: "jureminha (Dutra; Morim, 2012).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso (Dutra; Morim, 2012). Nunes (2009) considera a variedade endêmica da região da Serra dos Carajás.

Ecologia

Arbustiva (Barneby, 1991). Silva et al. (1996) considerou a espécie como possivelmente endêmica da região, e como uma das mais importantes no estrato arbóreo-arbustivo, e também significativa no estrato inferior. Com o retorno da estação chuvosa, é comum indivíduos de Mimosa acutistipula var. ferrea revelarem uma acentuada tendência a ocupar espaços nos Campos Rupestres, podendo distribuir-se de maneira espaçada ou em grupos, formando touceiras, "linhas contínuas" ou vigorosas subpopulações (Silva et al., 1996). A espécie é grande acumuladora de Nitrogênio, que por ser altamente tóxico, pode ter contribuído ou tenha disso o principal fator na diferenciação genética que resultou no aparecimento desta variedade (Silva, 1992). O mesmo autor descreve a importância do Nitrogênio para essas plantas na Serra dos Carajás, pois a carência hídrica é marcante em ambientes de canga hematítica. Dessa forma, qualquer característica no sentido de reter água dentro do corpo da planta é muito vantajoso, configurando-se em carácter adaptativo às pressões seletivas ambientais. Além do Nitrogênio, a espécie apresenta tolerância também ao Ferro, Níquel e Cromo (Silva, 1992).

Ameaças

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A espécie é característica de solos ricos em minério de ferro na serra dos Carajás (Estado do Pará), norte do Mato Grosso e leste do Maranhão (Barneby, 1991).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: Considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista de Espécies Ameaçadas do Pará (COEMA-PA, 2007).

Referências

- COEMA - CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Instrução Normativa n. 02/2010, Diário Oficial do Estado do Pará, 2010.

- DUTRA, V.F.; MORIM, M.P. Mimosa in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB023084>.

- BARNEBY, R. C. Sensitive Censitae: a descripition of the genus Mimosa Linnaeus (Mimosaceae) in the New World. Memories of the New York Botanical Garden, v. 65, p. 1-835, 1991.

- NUNES, J.A. Florística, estrutura e relações solo-vegetação em gradiente fitofisionômico sobre Canga, na Serra Sul, FLONA de Carajás - Pará. Dissertação de Mestrado. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2009.

- SILVA, M.F.F.; SECCO, R.S.; LOBO, M.G.A. Aspectos ecológicos da vegetação rupestre da Serra dos Carajás, estado do Pará, Brasil. Acta Amazonica, v. 26, n. 1/2, p. 14-44, 1996.

- SILVA, M.F.F. Distribuição de metais pesados na vegetação metalófila de Carajás. Acta Botanica Brasilica, v. 6, n. 1, 1992.

Como citar

CNCFlora. Mimosa acutistipula var. ferrea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mimosa acutistipula var. ferrea>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41